Resenha - Surpreendente

13:15:00



Autor: Maurício Gomyde | Páginas: 272 | Skoob | Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino;  Amazon
5/5


Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


O que eu penso sobre: O título realmente faz jus à história... 
Eu amo ler livros que não faço ideia do que se trata - não gosto de ler sinopses. Geralmente ouço falar a respeito ou curto a capa. - e me apaixonar pela história. É uma surpresa atrás da outra e no fim a gente fica feliz. Amo a sensação!

Com Surpreendente foi assim. Comprei o livro numa promoção e nem sabia do que se tratava... E quando li, não pude dar menos de 5 estrelas.

A história conta, em primeira pessoa, a vida de Pedro, um jovem que nasceu com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira... Ele perdeu 30% da visão...

Como um jovem amante do cinema e aspirante a cineasta, Pedro se considera um cara de sorte, pois ele deveria ter perdido toda a visão, mas a degeneração parou, como um milagre divino.

Ele também acredita que devemos sempre ver o lado bom das coisas, e com isso criou o " Cinema Felicidade", uma espécie de missão de vida onde deveria tocar a vida das pessoas com indicações de bons filmes.




Enquanto tentava criar o roteiro do seu próximo filme, com o qual planejava ganhar um prêmio importante, Pedro acaba conhecendo Cristal, uma estudante de física nuclear que logo o deixa fascinado.

Mas a vida voltou a ser cruel com Pedro... E depois de vários acontecimentos e descobertas, ele decide fazer uma viagem que mudará de vez e definitivamente a sua vida. E a de seus companheiros de viagem...


Eu sou uma maria chorona! Vivo chorando com filmes de animação e livros tristes.
Não que esse livro seja triste, pelo contrário, é um livro de superação, de segundas chances. O que também me faz chorar, hahaha.

Mas acho que é essa a ideia dos autores, não é? Tocar a nossa vida com suas histórias brilhantes e lindas, que nos faz lembrar de alguém, de nós mesmos... Pensar na vida.




Me apaixonei pela escrita do autor, a leveza de suas palavras. As referências aos filmes e músicas também me agradaram e me instigaram a conhecê-los.


Recomendo esse livro pra todo mundo, sério! Leiam e se surpreendam. ;D 



" Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"


E é isso galera. Alguém aqui já leu esse livro? Pretende ler? :D


Beiiijo!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Gente, que resenha maravilhosa! Já vi comentários positivos sobre esse livro ,mas é a primeira vez que realmente paro pra conferir a história.
    Tentarei lê-lo em breve.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem! :) E você.
      Ai, obrigada. Que bom que você gostou. Espero que curta a leitura também.

      Beeijo

      Excluir